Ads 468x60px

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Moradores do distrito de Juá sofrem com fumaça do lixão

Juá, é um distrito do município de Quixadá, famoso pelo o clima ameno, povo hospitaleiro e pacato.
Distante 45 Km. da sede Juá se beneficia da CE 060 que corta o povoado, no distrito encontramos Lanchonetes, Restaurantes, posto de combustíveis, Igrejas evangélicas e uma igreja católica, internet, operadora de celular e etc.
Porém Juá ainda falta muito para que os moradores tenham uma acessibilidade um melhor acesso aos serviços públicos como por exemplo aos atendimentos médicos que apesar da existência de um posto de saúde o atendimento é precário.
Aqui falta uma lotérica, uma quadra de esporte, praças, a água é de má qualidade dentre outros problemas.
Neste post destacamos o problema do lixão da localidade, que apesar de já ser um problema em si sua localização, ainda se torna um problema maior quando "alguém" põe fogo no mesmo, uma nuvem enorme de fumaça toma conta da região por dois três dias, moradores vizinhos passam maus bocados e são obrigados a inalarem muita fumaça, crianças são as mais prejudicadas, um dos moradores tem que levar dois filhos para dormirem em casas de parentes enquanto a fumaça passa.
No final deste post colocamos um vídeo mostrando um pouco da real situação de nosso lixão no momento que está queimando.

Veja imagens do lixão aqui!

JUÁ E SUA ORIGEM.

A origem de Juá remonta, provavelmente, ao século XIX ainda no período de ocupação do sertão cearense. Seu surgimento deve-se à existência de um local para pousada das boiadas que iam do Sertão Central (Região de Quixadá e Quixeramobim) para Baturité e, consequentemente, Fortaleza. O nome da localidade deve-se ao fato de que na época de seu surgimento existiam vários Juazeiros sob os quais os vaqueiros descansavam.
Com o crescimento da população da região e o surgimento da vila foi construída uma Igreja dedicada à sua padroeira, no caso Nossa senhora de Santana. Em virtude de sua localização favorável, da implantação da estrada de ferro que ligava Fortaleza ao Cariri que possuía uma estação nas proximidades, além da pavimentação da estrada que liga Quixadá à Região da Serra de Baturité houve um aumento do crescimento da vila. Juá foi elevado a distrito de Quixadá através da lei municipal em 09 de setembro de 1993 sancionada pelo então prefeito José Ilário Gonçalves Marques.
A economia está baseada principalmente nas culturas de subsistência (milho, feijão e arroz), criação de gado leiteiro, além da avicultura, e assim, como os demais distritos, nos salários funcionalismo público municipal e nas aposentadorias e em programas assistenciais do governo federal.
Com informações Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: Revista Online de Quixadá


0 comentários:

Postar um comentário