JUÁ E SUA HISTÓRIA

Juá nos dias de hoje - Foto: F e A Informática.
Juá é um distrito do município de Quixadá distante 140,7 km. da capital cearense e distante pouco mais de 28 km. da sede.
A origem de Juá remonta, provavelmente, ao século XIX ainda no período de ocupação do sertão cearense. Seu surgimento deve-se à existência de um local para pousada das boiadas que iam do Sertão Central (Região de Quixadá e Quixeramobim) para Baturité e, consequentemente, Fortaleza. O nome da localidade deve-se ao fato de que na época de seu surgimento existiam vários Juazeiros sob os quais os vaqueiros descansavam.
Com o crescimento da população da região e o surgimento da vila foi construída uma Igreja dedicada à sua padroeira, no caso Nossa senhora de Santana. Em virtude de sua localização favorável, da implantação da estrada de ferro que ligava Fortaleza ao Cariri que possuía uma estação nas proximidades, além da pavimentação da estrada que liga Quixadá à Região da Serra de Baturité houve um aumento do crescimento da vila. Juá foi elevado a distrito de Quixadá através da lei municipal em 09 de setembro de 1993 sancionada pelo então prefeito José Ilário Gonçalves Marques.
A economia está baseada principalmente nas culturas de subsistência (milho, feijão e arroz), criação de gado leiteiro, além da avicultura, e assim, como os demais distritos, nos salários funcionalismo público municipal e nas aposentadorias e em programas assistenciais do governo federal.

Nenhum comentário: